Por ser uma instituição financeira, o PagSeguro vem sofrendo muitas tentativas de fraude e por esse motivo vem implementando um complexo sistema antifraude. Sistemas como esse visam evitar que pessoas mal-intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.

A recusa de um cartão ou de um pagamento pode se dar por diferentes razões, entre elas:

Endereço de cobrança – O endereço de cobrança informado na compra deve corresponder ao endereço da fatura do cartão. Quando ele é diferente, o nível de suspeita de fraude aumenta pois o sistema de fraude pode entender que é outra pessoa que está realizando a compra.

Dados diferentes do titular do cartão – Quando o Nome, CPF ou Endereço de Entrega, quando aplicável, é diferente do titular do cartão, isso pode acionar o sistema de prevenção de fraude.

Tipo de produto vendido – Alguns produtos estão mais sujeitos à tentativa de fraude, enquanto outros não. Desta forma, produtos como eletrônicos, autopeças, créditos de celular ou ingressos para eventos estão mais sujeitos a um antifraude mais rigoroso do que uma loja de livros universitários.

Compra inconsistente com o perfil do comprador – Empresas de cartões estão sempre analisando o perfil de compra de seus clientes. E este é um dos fatores de risco de uma transação. Isto é, quando um cliente tenta comprar algo que não condiz com seu perfil de compra, muito provavelmente terá seu pedido recusado.

Valor da compra – Valor não condiz com o perfil de despesas do comprador de forma geral ou naquela categoria.

Quem negou o pedido?

Um pedido pode ser negado pelo próprio PagSeguro (antes mesmo de ser enviado à operadora/banco) ou pela Instituição Bancária. Quando uma transação é negada, somente o proprietário do cartão tem acesso ao motivo da recusa, ligando diretamente na operadora do cartão.

Os pedidos negados geralmente estão ligados a dados inválidos de cartão, limites ou ao antifraude. No caso do antifraude, geralmente ligado a um dos itens acima. Para estes casos, orientamos o sócio a entrar em contato com seu banco para avaliar seus limites ou o motivo da negação da transação. Na maioria dos casos o problema está ligado ao limite do cartão. Em outros casos está relacionado ao tipo de despesa e requer uma habilitação manual por parte do banco. Nesses casos, o banco fará o desbloqueio e orientará o cliente a repetir a compra.

Integridade do computador ou celular

Durante uma transação de pagamento, o PagSeguro realiza uma série de verificações para garantir a autenticidade e para evitar o uso de robôs. Para garantir o sucesso da comunicação com o PagSeguro, você deve permitir o uso de Cookies e de Javascript em seu navegador. Evite o uso de janelas privadas e nunca utilize nenhum mecanismo de bloqueador de anúncios. Mantenha sempre seu antivírus e seu navegador atualizados.